Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 19 de abril de 2024.
 
NÃO DESPERDICE SEU VOTO: SAIBA COMO SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS E DEPUTADOS ESTADUAIS VOTARAM EM PROJETOS QUE IMPACTAM DIRETAMENTE A VIDA DOS TRABALHADORES

23/09/2022

Nas próximas eleições, além dos Governadores e do Presidente da República, vamos eleger também Deputados Estaduais, Federais e renovando 1/3 do Senado. Além de integrantes do Poder Executivo oriundos de partidos comprometidos com o interesse dos trabalhadores, precisamos de um Poder Legislativo que assim se posicione por convicção, sem a “necessidade” de mensalões nem de orçamentos secretos.

Não adianta prestar atenção no que os candidatos dizem defender em época de eleições. Os discursos são muito parecidos e são inúmeros os lobos em pele de cordeiro!

A melhor forma de separar o joio do trigo e não desperdiçar o voto é verificar como os partidos políticos dos candidatos que pedem seu voto comportaram-se sempre que a matéria em votação interessou à classe trabalhadora. E votar em um candidato de um partido que defendeu com firmeza esses interesses.

A seguir levantamento realizado pela assessoria de imprensa do Sinpes com base em dados coligidos pelo DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e por pesquisa in locu.

Ele relaciona cada um dos Senadores e Deputados do Paraná à luz dos votos proferidos em favor ou contra a classe trabalhadora, indicando o percentual das manifestações adotadas nesse ou naquele sentido de acordo com o selo do DIEESE.

Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência “dispensam apresentações” Todos sabem que se trataram de significativo retrocesso na qualidade de vida dos trabalhadores e representaram concentração de renda ainda maior.

Outros temas representam perda de direitos apesar das suaves denominações adotadas, com o objetivo de dourar a pílula. Sempre que se fala em “flexibilização”, por exemplo, a ideia subjacente é retirar o Estado como fator de equilíbrio entre a relação do Capital e o Trabalho, deixando que o pescoço negocie livremente com a guilhotina. Nesse sentido a MP 1045/2021, por exemplo. Embora ela se refira à “manutenção de emprego e renda”, isso não passa de mero eufemismo, pois o seu verdadeiro objetivo é “flexibilizar a CLT”, excluindo direitos.

No âmbito da Assembleia Legislativa do Paraná não é diferente. Os mesmos partidos que se perfilham em favor dos trabalhadores na esfera federal são os que assim se posicionam por aqui.

Antes de votar, analise as tabelas abaixo!

Link da tabela