O Sinpes realizou acordo com a FACEL em 07/07/2017 para colocar fim à greve dos professores e para garantir o pagamento dos salários até o dia 10/07/2017, com os valores que foram e que serão arrecadados pelo FIES.
Por conta de percalços burocráticos, esse valor ainda não se encontra à disposição dos professores, o que deve ocorrer nos próximos dias.
Segundo combinado entre as partes quando da celebração do ajuste, de acordo com o estabelecido em lei, os 20 dias do mês de julho restantes deveriam ter sido pagos até o quinto dia útil de agosto, o que não ocorreu.
Em reunião realizada com a advogada da FACEL em 14/08/2017, essa noticiou que a Instituição não tem condições de efetuar o pagamento do saldo restante do mês de julho, o qual somente poderá ser pago junto com o salário de agosto no 5º dia útil do mês de setembro.
Preocupado com a situação, o Sindicato convocou as lideranças dos docentes para reunião em 16/08/2017, para discutir as providências a serem tomadas.
Após ampla discussão, os docentes resolveram aguardar até o 5º dia útil do mês de setembro para que a Instituição cumpra a promessa de regularizar o salário atrasado e por em dia as pendências.
Caso assim não proceda, ficou estabelecido que o Sinpes convocará Assembleia Geral com os docentes da FACEL para o dia 13 de setembro de 2017, às 19h30min, no Hotel Roochele, situado à Rua Tibagi, nº 307, para deliberar sobre as providências a serem adotadas em decorrência de mais esse atraso salarial.
Na ocasião poderá ser deflagrada nova greve por tempo indeterminado.
Com direito à voz, mas não a voto, são bem-vindos também, os empregados não docentes e os alunos da instituição, sempre solidários com os seus professores.
|