Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 26 de abril de 2024.
 
Início das Atividades

Caros Colegas Professores:

Iniciou-se mais um ano de atividades. Em face da configuração da conjuntura internacional e nacional de avanço do conservadorismo e do desmonte em curso de direitos civis, trabalhistas e previdenciários, 2017 exige de todos nós uma maior proximidade e participação junto aos órgãos de representatividade.

Aproveitamos o dia de mobilização contra as reformas trabalhista e previdenciária para dar um sonoro não à tentativa de solapar direitos conquistados desde há muito pelos trabalhadores e desencadear movimento no sentido de maior aglutinação da nossa categoria.

Para enfrentar essa dura realidade as entidades sindicais, como o Sinpes, devem redobrar sua sintonia com seus representados, monitorando diuturnamente as mudanças pretendidas pelos empregadores nas relações de trabalho na perspectiva de manter direitos já conquistados e avançar na medida do possível.

É importante que os professores saibam que o sindicato continua presente e atento às necessidades dos professores nas suas relações de trabalho.

É frequente ouvirmos dos colegas de trabalho o comentário melancólico de que as instituições de ensino em geral teriam “mudado”. Se elas mudaram a relação estabelecida com os professores, assumindo uma postura conservadora e autoritária nas relações de trabalho com raríssimas exceções, por suposto que nós também precisamos mudar, implementando ainda mais nossa capacidade de resistência e combatividade, aguçando o nosso senso crítico e buscando alternativas de enfrentamento para esta nova realidade.

Nessa nova relação estabelecida o sindicato representa os professores, mas também precisa ser por eles acionado, questionado e apoiado. É necessário que os docentes participem mais e denunciem mais. Encontram-se disponibilizados diversos canais de comunicação tais como o Face book, o e-mail sinpes@sinpes.org.br, o telefone 3225-1041 e a página do SINPES (www.sinpes.org.br) para que todos possam ser ouvidos, colaborando para a construção de um SINPES FORTE e de relações de trabalho condignas, preservado sempre o sigilo da fonte.

Nesse mesmo sentido alguns membros diretores do SINPES passarão a fazer plantão na sede do Sindicato, situado na Rua Marechal Deodoro 869, conjunto 606. Você poderá contatá-los através do telefone 3225-1041 ou pessoalmente nos seguintes dias e horários: Professora Ilda Lopes Witiuk, quarta-feira das 8:00 as 12:00hs; Professor Luiz Alberto de Souza Alves e Professora Maria Helena às sextas feiras das 14:00 as 18:00 horas.

A ideia é que todo o professor de ensino superior tenha nesses canais abertos de comunicação a oportunidade para denunciar todas as situações de lesão aos direitos trabalhistas, bem como avaliar o trabalho do Sinpes e sugerir todas as medidas que entender necessárias para que o Sindicato atue à altura desta conjuntura adversa.  O Sindicato só é forte quando a luta é conjunta. Venha participar!

Diretoria do SINPES.