Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 26 de abril de 2024.
 
IMPASSE NA FESP CAMINHA PARA SOLUÇÃO JUDICIAL

Em que pese a boa vontade demonstrada pelo Presidente da Fundação de Estudos Sociais do Paraná, Professor Gilson Bonato, ao apresentar para o SINPES a situação contábil dessa Fundação, que se dedica ao ensino há mais de 80 anos, o alto endividamento constatado não dá margem de manobra para que as partes consigam chegar a um acordo que possa salvaguardar o pagamento integral dos salários dos professores e demais empregados.

Segundo os dados fornecidos ao Sinpes após deduzidas da receita mensal  as despesas essenciais e as prestações atinentes a diversos  empréstimos bancários não sobra dinheiro suficiente para o pagamento integral dos salários dos professores e demais empregados.

O quadro apresentado é resultado da negligência e da incúria de sucessivas administrações, inclusive da atual, que deveria ter buscado negociar com o Sinpes antes de aprofundar o comprometimento da receita com soluções paliativas.

Diante da situação delineada, a única alternativa vislumbrada pelo SINPES é buscar perante a Justiça do Trabalho uma tutela de urgência que propicie o pagamento preferencial dos salários em detrimento dos créditos bancários que não detém caráter privilegiado.

Nossa advogada já está trabalhando no sentido de ajuizar ação voltada para pagamento dos salários com a maior brevidade possível.