Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 10 de dezembro de 2019.
 
HOMOLOGADO ACORDO ENTRE FESP E SINPES

Depois de diversas reuniões e assembleia, os professores da Fesp aprovaram o novo acordo.

O Dr. Lourival Barão Marques Filho, Juiz da 18ª Vara do Trabalho de Curitiba homologou acordo negociado entre o SINPES e a FESP, após seu conteúdo ter sido aprimorado por iniciativa dos professores reunidos em assembleia geral iniciada no dia 21.11.2019 às 18h30min na FESP e prorrogada por tempo determinado até 26 de novembro de 2019.

Os professores da FESP detectaram disparidade nas faixas salariais estabelecidas para pagamento proporcional dos salários até 31.07.2020 no texto originariamente elaborado.

Em negociação complementar, realizada exaustivamente no dia seguinte, as discrepâncias foram minimizadas a partir dos salários referentes ao mês de dezembro de 2019. Esse decisivo passo foi possível graças ao esforço da comissão designada pela assembleia geral para promover a adequação necessária ao texto original, dos dirigentes do Sinpes envolvidos e da Presidência da FESP.

Assembleia com professores da Fesp para esclarecimentos sobre a minuta do acordo

Dos 129 professores em tese afetados com o ajuste, 46 participaram do plebiscito, cujo resultado foi o seguinte: 42 votos favoráveis, 3 contrários e uma abstenção.

Começa agora a negociação de um novo plano de cargos e salários com o objetivo de diminuir as discrepâncias salariais existentes entre os professores, com vigência prevista a partir de 01.08.2019 depois de elaborado por comissão paritária indicada pelo Sinpes e pela FESP e aprovado por nova assembleia geral.

Entre as funções preconizadas para essa comissão está sugerir medidas de racionalização de gastos e de contenção de despesas que permitam preservar o máximo possível o emprego e a remuneração dos professores da FESP.

Os professores interessados em participar dessa comissão ou que simplesmente tenham sugestões de medidas a serem adotadas por ela devem entrar em contato com o Sinpes pelo e-mail sinpes@sinpes.org.br ou pelo telefone 3225-1041. Permanecerá funcionando o grupo de WhatsApp com idênticos objetivos. A adesão ao grupo pode ser feita mediante solicitação pelo e-mail ou pelo telefone acima.

Veja o texto integral do acordo homologado no site do Sinpes no endereço www.sinpes.org.br.

O Sinpes enaltece o grau de politização, a maturidade e o espírito coletivo dos professores da FESP, qualidades que foram imprescindíveis para que se chegasse a um denominador comum neste doloroso momento.