10/10/2023
Professores, alunos, pais e mães foram surpreendidos no último dia 18/09 ao receberem comunicado de que o Ensino Técnico, Profissionalizante e Ensino Médio Integrado do Centro de Educação Profissional do Irmão Mário Cristóvão (TECPUC) serão fechados no fim deste ano. Comenta-se que em consequência os professores que lá lecionam serão demitidos.
O TECPUC, que integra o Grupo Marista – responsável pela PUCPR-, atua há mais de 30 anos formando jovens para o mercado de trabalho. Esperava-se que sua eventual extinção fosse gradual e não abrupta como foi anunciada.
A notícia provocou surpresa e indignação entre as famílias dos mais de 400 alunos que estudam na TECPUC. Eles precisaram, ao entrar nos cursos, comprar o material didático correspondente. Agora ficam sem curso, com prejuízos financeiros e com a promessa de uma transferência para o SESI, cuja grade curricular diferente dificulta a adaptação.
O Sinpropar, sindicato que representa os professores de ensino médio e técnico da rede privada de ensino, tenta um acordo para garantir o emprego dos docentes depois que a TECPUC fechar as portas.
Desde janeiro de 2022, a gestão da TECPUC é compartilhada entre o Marista Brasil, responsável pelo Ensino Médio Integrado e a PUCPR. Essas são as entidades responsáveis pelo encerramento dos cursos profissionalizantes, técnicos subsequentes, de extensão e in company.
O fechamento repentino do TECPUC, sem permitir que os estudantes vão paulatinamente encerrando seus cursos representa negação de importante valor Marista: a solidariedade!
Ficam a ver navios centenas de estudantes que buscavam no TECPUC uma oportunidade de crescimento profissional e, consequentemente, de melhoria da qualidade de vida de suas famílias.
O Sinpes entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da PUC PR pedindo uma nota sobre as denúncias trazidas neste texto. Mas não recebeu resposta.
|