O Sinpes denuncia as demissões que estão ocorrendo no Unicuritiba, PUC-PR, Unibrasil, Uninter e Universidade Positivo.
A Universidade Positivo e a Unicuritiba foram recentemente compradas por grupos de especuladores que só querem lucros, no curtíssimo prazo, e para tal desestruturam tradicionais IES,s, demitem docentes para substituí-los por novos, ganhando 1/3 do que ganhavam os demitidos. Assim o ensino é sucateado e a educação vira uma mera mercadoria.
Após a contra reforma trabalhista, os sindicatos não fazem mais as rescisões de contrato e, com isto, o Sinpes não sabe ao certo o elevado número de demissões que estão em marcha em plena pandemia.
As constantes despedidas são alvo de protestos de estudantes organizados em Diretório e Centros Acadêmicos. Alunos e alunas que, além de perderem professores qualificados, percebem a qualidade do ensino despencar.
O assunto é tratado em segredo nas Instituições para não caracterizar demissões em massa, o que poderia afugentar novos alunos à busca da prometida qualidade que neste cenário está derretendo.
Com reuniões agendadas com professores e alunos o SINPES segue solicitando mediações do Ministério Público do Trabalho e se articulando com alunos e professores para denunciar e informar os docentes sobre seus direitos.
Do outro lado há a fuga dos tubarões do ensino em negociar, escondendo da sociedade o que realmente está por detrás do corte nos custos, a precarização do ensino e o lucro fácil em cima das mensalidades dos consumidores alunos.
Alinhado com a política de Paulo Guedes, que quer justamente restringir o acesso aos cursos superiores e contraditoriamente elitizar e precarizar o ensino. Num projeto que visa diminuir as pesquisas e a qualidade acadêmica no Brasil.
A troca de Ministros da Educação e todo o obscurantismo que se instalou no atual desgoverno é apenas a ponta do iceberg que promete acabar de vez com o pouco que ainda temos na rede de ensino privado superior.
O mercado financeiro no circuito empresarial das universidades privadas brasileira começa os seus primeiros rugidos em busca do lucro fácil e o sucateamento do ensino.
Acesse o site do SINPES (sinpes.org.br) e o e-mail comunicacao@sinpes.org.br para informar arbitrariedades e despedidas de Professores. Estamos juntos nesta luta contra o desmanche do ensino no Paraná.
Diretoria do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana.
|