|
27/11/2025
No início do mês de outubro, o ex-diretor do SINPES, professor Fredy Estupiñan Carranza, recebeu o título de Doutor em Avaliações pela Universidad Autonoma de Baja California, no México. Com o trabalho “Metodologia Tecnica para la Determinación del Quantum indenizatório del Daño Moral en procesos Laborales del Brasil”, ele passa a ser o primeiro Doutor no Brasil na espinhosa e polêmica área de avaliações técnicas do quantum Indenizatório do Dano Moral.
O professor Fredy destaca que “pretende divulgar está metodologia para os avaliadores, matemáticos, Estatísticos, Economistas, contadores…” Enfatiza que esses profissionais são “…as pessoas mais adequadas e com formação para aplicar a metodologia proposta e poder determinar de forma concreta o valor justo do Quantum Indenizatório”.
Fredy Estupiñan Carranza é peruano de origem e brasileiro de coração. Fez parte da diretoria do SINPES durante 15 anos ocupando diversas funções onde se destacou pela sua combatividade e perspicácia. Foi professor em importantes instituições de Curitiba e região como a Universidade Positivo e a Faculdade de Pinhais (Fapi), locais onde sempre priorizou a luta coletiva em detrimento dos interesses individuais.
O professor Fredy é Engenheiro Cartógrafo e leciona Disciplinas de Topografia, Geodésia, Astronomia, Estatística Inferencial entre outros. Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1989); mestrado em Ciências Geodésicas também pela UFPR (1993) e especialização em EAD pela Faculdade da Lapa no Paraná. Tem experiência na área de Pesquisa Operacional, Estatística e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Pesquisa Operacional e Estatística; Avaliações e Pericias Técnicas, Consultoria em Educação.
|