Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 19 de abril de 2024.
 
Em reunião no MPT Fapi confirma desistência da proposta de contrato polêmico

18/06/2021

Na manhã desta quinta-feira (17), o Sinpes se reuniu com a Faculdade de Pinhais (Fapi) em audiência no Ministério Público do Trabalho. O encontro teve como mediadora a Dra. Mariane Josviak e foi solicitado pelo Sindicato em face de minuta de contrato apresentado aos docentes responsáveis por disciplinas que a Instituição de Ensino Superior pretendia transformar para a modalidade à distância no segundo semestre de 2021.

Na audiência o Sinpes reiterou os pontos que gostaria de discutir com a Instituição de Ensino Superior a propósito do conteúdo da proposta porque reputou lesivos aos docentes envolvidos.

A discussão ficou prejudicada diante do compromisso da representante da FAPI à audiência, Professora Fabíola Schmidt, de não prosseguir com o projeto de substituição das atividades presenciais por ensino à distância nem com os professores do corpo docente da instituição de ensino nem com outros professores.

Segundo Fabíola a proposta foi feita apenas para dois ou três professores e não se tratava de um contrato de adesão, pois foi feita com o objetivo de ser negociada com os professores convidados.

Alertada pelo representante do Sinpes sobre o fato de que os professores, por não ostentarem garantia de emprego, não se sentem à vontade para negociar com a empregadora, comprometeu-se a noticiar o Sinpes oportunamente, caso delibere pela retomada do projeto, para que a negociação ocorra com a entidade sindical.

No caso de retomada das negociações, o SINPES entrará em contato com os interessados para ouvir os seus pontos de vista sobre cada um dos pontos polêmicos, preservando assim direitos consagrados dos docentes da FAPI, garantidos pela lei e pela convenção coletiva de trabalho vigente.