|
03/12/2025

No próximo dia 10 de novembro, o professor e advogado Cláudio Henrique de Castro lança, pela Editora Juruá, o livro “Oratória Geral e Forense – mais de 100 dicas (para colorir)”. A obra é voltada para diferentes públicos, desde os profissionais do Direito que atuam nos tribunais, o público em geral e o infanto-juvenil.
Outra particularidade do lançamento é a tendência dos livros para colorir para adultos, jovens e crianças. As ilustrações são de Mariana Albertini Taques.
A obra trata de dicas para o desenvolvimento da Oratória Geral e de Oratória Forense.
Com linguagem clara e enfoque prático, o livro percorre desde os fundamentos da arte de falar em público até as exigências da sustentação oral nos tribunais e das apresentações online, oferecendo orientações úteis para diferentes contextos da comunicação jurídica. O resultado é um guia sistematizado de técnicas e dicas precisas que auxiliam estudantes e profissionais a dominar a expressão verbal, fortalecer sua presença e aprimorar sua performance em situações formais.
Ao longo de trinta anos de experiência em cursos de Oratória voltados para profissionais do Direito, o autor colecionou dicas provenientes dos cursos nos quais participou em vários estados do Brasil. O professor Cláudio ministrou centenas de palestras e cursos com carga horária de duas a sessenta horas/aulas de duração para milhares de participantes. Entre os treinamentos estão cursos na ESA/OAB-PR, na Escola do Ministério Público do Paraná, em Faculdades de Direito de instituições de ensino superior, entre outras instituições.
Lançamento
O lançamento acontece no dia 10/11, das 19h00 às 20h30, numa noite de autógrafos no tradicional Palacete dos Leões, localizado na avenida de João Gualberto, 540, Alto da Glória;
Além do Coquetel de lançamento, haverá um Recital executado pelo violoncelista Lucas da Paz e a leitura dramática do discurso “J’Accuse…” de Émile Zola, pelo criminalista e Professor, Dr. Murilo Henrique Pereira Jorge.
O Palacete dos Leões – Espaço Cultural BRDE, possui limitação para 70 pessoas e o estacionamento tem 40 vagas disponíveis.
Apoiam o evento a Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, o Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB Nacional, a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – ABRACRIM, o Instituto de Direito Administrativo do Pará – IDAPAR, o Instituto Sílvio Meira – ISM, o Sindicato dos Professores do Ensino Superior Privado de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES, o Palacete dos Leões – Espaço Cultural do BRDE e a Juruá Editora.
Sobre o autor
Cláudio Henrique de Castro é Pós-Doutor em Ciências Histórico-Jurídicas, aprovado com distinção e louvor, por unanimidade, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Pós-Doutor em Direito (UFSC e PUCPR); Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC, com estágios doutorais na Faculdade de Direito da Universidade de Sevilla, Espanha e na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal; Mestre (UFPR); Especialista em Direito Administrativo (IRFB) e Direito Penal e Criminologia (IPCC); Professor Universitário; Advogado, Auditor de Controle Externo – Área Jurídica – TCEPR; Graduado em Direito (UFPR), Historiador e Jornalista. É também docente na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e secretário geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES.
|