Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 15 de outubro de 2025.
 
Dia da Professora e do Professor: SALÁRIOS CONGELADOS HÁ 19 MESES

15/10/2025

Neste dia da Professora e do Professor, o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES tem pouco a festejar e muito a lamentar. Até agora sequer foi concluída a negociação da convenção coletiva vigente a partir de março de 2025 em face do SINEPE, representante dos patrões, ter levado à mesa de negociações extensa gama de questões.

Enquanto os professores/as seguem sustentando a educação com dedicação e resiliência, proporcionando lucros astronômicos a grandes grupos educacionais que se espalham pelo Brasil, os patrões postergam a aprovação da Convenção Coletiva 2025/2026, com o objetivo de mitigar direitos históricos e retardar o reajuste que deveria ter sido praticado no mês de março, potencializando suas polpudas aplicações financeiras.

Essa postura patronal evidencia o abismo entre o discurso de suposta valorização da profissão e a prática cotidiana. O professor/a brasileiro é, por definição, um exemplo de vocação, persistência e resiliência. É ele quem mantém viva a chama do conhecimento, do pensamento crítico e da excelência educacional.  Apesar das salas superlotadas, das jornadas exaustivas, de pressões por produtividade, do adoecimento físico e mental e da remuneração mais baixa dentre inúmeras profissões de nível superior…

Não é de se surpreender que cada vez menos jovens procurem os cursos formadores de docentes. As universidades, antes espaço fértil para o surgimento de novos educadores talentosos, hoje convivem com a sobra de vagas nos cursos de licenciatura e bacharelado. Ser professor/a, deixou de ser um projeto de futuro! Essa tendência, se não revertida, compromete o futuro da própria educação e do tecido social.

Neste 15 de outubro, o SINPES exige que o habitual reconhecimento retórico próprio dos pronunciamentos patronais nessa data venha acompanhado de ação permeada de condições de trabalho condignas e salários justos. Afinal de contas, nós professoras e professores somos a base da existência de todas as profissões e da formação de uma sociedade mais livre, justa e igualitária. Merecemos respeito e salário digno!

#SINPESASSIM