Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 29 de abril de 2024.
 
Depois de mesa redonda, Sinpes aguarda Uniandrade encaminhar comprovante de suposto pagamento pontual dos salários dos professores

05/09/2023

Na foto o presidente do Sinpes, Valdyr Perrini, o representante do MPT e o representante do Uniandrade

O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES participou de mesa redonda na Superintendência Regional do Trabalho no Estado do Paraná no dia 16/08/2023.

A reunião foi solicitada pelo sindicato para tratar sobre os recorrentes atrasos salariais, além do não pagamento do 13º e das gratificações de férias de 2022 no Uniandrade.

Na ocasião, diante do representante do MPT o Sinpes destacou que são recorrentes as denúncias encaminhadas ao sindicato sobre atrasos nos vencimentos do corpo docente. O advogado do Uniandrade, no entanto, disse que a situação dos salários estava regularizada, pertencendo ao passado eventuais atrasos salariais.

Diante da informação de que o Sinpes recebeu recentemente várias denúncias sobre atrasos no salário, ele se comprometeu a encaminhar ao sindicato, até o dia 15 de setembro, a comprovação das quitações salariais dentro dos prazos legais.

O Sinpes informa professores e professoras da Uniandrade que aguarda os comprovantes que serão encaminhados pela instituição, esperando que até o dia 15 de setembro a questão do pagamento dos salários esteja regularizada. E pede para que os professores estejam atentos às nossas informações no Facebook e no sítio eletrônico do sindicato, para ajudarem o Sinpes a detectar eventuais inconsistências nessa documentação.

Caso essa comprovação não seja encaminhada de forma completa ou nela se verifiquem atrasos salariais contrariando as declarações prestadas na mesa redonda, o sindicato convocará a categoria para Assembleia Online para debater quais as medidas mais eficientes para por fim a essa via crucis dos professores da UNIANDRADE. Não está descartada a possibilidade de deflagração de greve por tempo indeterminado.