Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 21 de novembro de 2024.
 
Denúncias de demissões no Uninter em pleno semestre letivo

05/06/2024

O Sinpes recebeu denúncia de que o Uninter teria demitido diversos professores no curso do presente semestre letivo.

O sindicato ainda apura a quantidade de demitidos para aferir se a hipótese é ou não de despedida coletiva de docentes. Para tal, pede que professores que tenham informações sobre o tema encaminhem-nas por meio dos e-mails comunicacao@sinpes.org.br e sinpes@sinpes.org.br.  O sindicato garante sigilo sobre a identidade dos denunciantes.

O Sinpes lamenta que o Uninter, no mês de seu aniversário, dê um presente de grego a seu corpo docente, tripudiando com um rotundo aviso prévio inúmeros professores que se empenharam no crescimento e ascensão desse grupo educacional.

Enquanto a Orquestra do Uninter participava de espetáculo em alusão ao aniversário do Centro Universitário, no sábado 25 de maio, os docentes demitidos amargavam a impossibilidade de conseguir recolocação no mercado de trabalho em plena vigência do semestre letivo, quando as demais instituições de ensino superior já se encontram com seus quadros completos.

Situações de falta de respeito como essa tem ajudado a vicejar jurisprudência no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho que garante indenização ao professor desempregado no curso do contrato de trabalho equivalente aos meses faltantes para complementar o semestre, em face da perda de uma chance.

O Sindicato destaca ainda que convocará o Uninter para uma mesa redonda na Superintendência do Ministério do Trabalho para apurar a quantidade e as circunstâncias das demissões.

O Sinpes entrou em contato com o Uninter pedindo esclarecimentos sobre as denúncias trazidas neste texto. Porém, até a publicação do mesmo o Uninter não tinha respondido.