Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 20 de abril de 2024.
 
Demissões e constrangimento no Uninter

30/01/2023

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES recebeu denúncias sobre demissões no Centro Universitário Internacional – Uninter na última semana.

Segundo informado ao Sinpes, seis professores teriam sido demitidos de forma coletiva, expostos a constrangimentos daí decorrentes, ao serem chamados para uma suposta reunião em sala em que estava presente o Diretor da Escola de Saúde e integrantes do Departamento de Recursos Humanos.

Na oportunidade, foram laconicamente informados de que as despedidas resultaram de necessidade de “reformulações e contenção de despesas”, deixando os docentes atônitos e extremamente abalados por serem desligados de maneira tão fria e com desrespeito à privacidade de cada um, depois de anos dedicados à docência no Uninter.

Há também a denúncia de diminuição injustificada de carga horária dos docentes que não foram demitidos e de outras demissões feitas sem respeito à privacidade dos desligados.

O sindicato destaca que é ilegal o constrangimento e o assédio a que foram submetidos os seis professores acima referidos, o que enseja indenização por dano moral. Ao mesmo tempo em que repudia essa torpe conduta patronal, recomenda que os professores prejudicados busquem o ressarcimento de tais valores através do ajuizamento de ações individuais.

O Sinpes entrou em contato com o Uninter pedindo uma nota sobre as denúncias trazidas neste texto. Porém, até a publicação do mesmo o sindicato não tinha recebido resposta.