Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
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Curitiba, 23 de abril de 2024.
 
CRISE NA UP: SINPES CONVIDA PIO MARTINS PARA UMA MESA REDONDA

Antes de buscar a mediação dos graves problemas sofridos pela Universidade Positivo junto à Procuradoria Regional do Trabalho e tomar medidas judiciais que se impõe o Sinpes quer apostar no diálogo amplo e aberto com as autoridades universitárias da UP

Para isso está convidando o Reitor Pio Martins para conversas sobre o generalizado descontentamento dos professores da UP com as medidas mercantilistas e precarizadoras das condições de trabalho e de ensino que vêm sendo adotadas especialmente após a eleição do Professor Oriovisto Guimarães para o Senado da República.

Veja em seguida fac símile do convite formulado pelo Sinpes com sugestão da pauta de discussão.

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Ao Magnífico Reitor da Universidade Positivo,

Ilmo. Professor José Pio Martins:

 

 

SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR DE CURITIBA E DA REGIÃO METROPOLITANA reitera pedido de reunião formulado anteriormente entre a Reitoria da UP e a Direção do SINPES, para tratar de demandas de docentes da instituição, recebidas pelo SINPES.

Como sugestão de pauta elenca os seguintes temas:

– Congelamento de promoções dos Planos de Cargos e Salários vigentes;

– Disparidade entre Planos de Cargos e Salários Vigentes;

– Priorização da distribuição de horas aulas para os professores com salários inferiores sem a análise devida do docente que tem melhor aderência;

– Demissões no meio do semestre e na fase final da orientação de trabalhos de conclusão de curso, com graves prejuízos para os estudantes;

– Disparidade entre o valor da hora/aula de tablado e das demais atividades, que exigem mesma performance e mesmo conteúdo do docente;

– Redução da carga horária na Graduação e na Especialização;

– Projeto de Iniciação Científica;

– Acesso às Pesquisas de Satisfação;

– Regras de Compliance que afetam a liberdade de expressão, assim como outros direitos e garantias individuais;

– Reclamações por falta de clareza no holerite dos professores;

– Projetos de Iniciação Científica e projetos de Iniciação Tecnológica só para professores 40 horas, o que reduz os temas de pesquisas dos cursos porque focam em poucos pesquisadores;

– Necessidade de se estabelecer política de transição, com a colaboração do docente responsável pela disciplina presencial na elaboração do plano e conteúdo EAD a fim de que os professores tenham conhecimento da iminente transformação da forma de transmissão da disciplina e com o objetivo de que o conteúdo guarde correlação e coerência com o conteúdo da disciplina até então lecionado;

– Divulgação do resultado junto ao corpo docente da pesquisa de satisfação;

– Inserção no controle de ponto das horas extraclasses praticadas para fim de correta remuneração dos professores;

– Distribuição de horas aulas para EAD e para pós-graduação lato sensu mediante a sistemática de “carta-convite”

Sem mais subscreve-se, consignando protestos de elevada consideração.

Curitiba, 21.08.2019.