Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 28 de março de 2024.
 
Convocação aos professores da espírita

Prezado Professor:

Em face da intenção divulgada pelas Faculdades Espírita, de reduzir drasticamente o número de seus professores e paralisar boa parte dos seus cursos de graduação, o Sinpes convocou os professores que se encontravam lecionando na instituição ao final do ano passado, para uma reunião a ser realizada no Hotel Deville, na Rua Comendador Araújo, 99, às 14h30min do dia 24.01.2013, para discussão das estratégias a serem adotadas para a negociação coletiva que deve preceder eventual despedida coletiva.

Dentre as diversas alternativas passíveis de serem analisadas estão a promoção pelo Sinpes, da liquidação da instituição de ensino em face de sua notória insolvência, com o pagamento parcial proporcional dos inúmeros créditos existentes dos credores trabalhistas, assim como eventual acordo para as ações ajuizadas pelo Sinpes por força do não recolhimento do FGTS, não quitação de gratificação de férias e pagamento atrasado dos salários dos professores, com a utilização da venda dos bens remanescentes para tal desiderato.

Como se vê, a discussão interessa também aos professores que não mais lá se encontram lecionando nas Faculdades Espírita, mas tem pendências trabalhistas para com a instituição diretamente através de ações ajuizadas por advogados contratados diretamente pelo professor ou indiretamente nas ações ajuizadas pelo Sinpes como substituto processual. Daí porque o sindicato estende o convite para participar das reuniões a todos os docentes interessados.

A reunião não terá efeito deliberativo, visto que não se trata de assembleia geral. Servirá, entretanto, para que os professores interessados meditem e façam sugestão sobre as alternativas possíveis para a solução das pendências, influenciando nas negociações a serem conduzidas pelo Sinpes.

Considerando que muitas cabeças pensam melhor que algumas e que os direitos de todos os professores devem ser preservados, sua participação na reunião é importante.

Saudações Sindicais!

Valdyr Perrini
Vice-Presidente do Sinpes