14/05/2025
Professores e professoras do ensino superior privado de Curitiba e Região Metropolitana aprovaram, por meio de votação online, a Pauta de Reivindicações para a nova Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2027.
O SINPES convidou os professores a se posicionar sobre o tema por meio de formulário online entre os dias 29/04 e 06/05. Ao todo, 83 docentes votaram, todos aprovando a pauta.
A pauta foi enriquecida por diversas contribuições encaminhadas pela categoria. Foram inseridas e ratificadas todas as sugestões não compreendidas pelos demais quesitos nem incompatíveis com a legislação vigente ou com as finalidades do SINPES. O documento, debatido em assembleia geral online com professores e professoras no dia 29/04, contém sugestão de 42 cláusulas e 50 reivindicações, além da manutenção de todas as cláusulas sociais vigentes.
Superadas as agruras da pandemia, a categoria entendeu que é hora de recuperar o abono de 6,22% que desapareceu dos holerites em março de 2022, além da reposição integral da inflação do período (INPC acumulado de 4,87%) mais uma adicional de 10% a título de produtividade.
Agora, o SINPES encaminhará a Pauta de Reivindicações ao sindicato patronal, o SINEPE, para dar continuidade às negociações da nova Convenção Coletiva da categoria.
Com a palavra as instituições de ensino superior!
Confira no link abaixo a Pauta de Reivindicações aprovada pelos professores e professoras:
Pauta de Reivindicações
|