Os Professores da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – Facel ainda se encontram com seus salários em atraso.
Em julho de 2017, o Sinpes e a FACEL realizaram acordo judicial nos autos de nº 48858.2014.013.9.00.6, que tinha como objeto o pagamento dos salários atrasados no período compreendido entre 2015 e julho de 2017. Tal acordo tem sido cumprido mediante o recebimento de verbas advindas do FIES.
Esse acordo prevê o pagamento dos salários devidos até metade do mês de julho de 2017. Na ocasião a empregadora responsabilizou-se pelo pagamento em dia dos salários dos meses subsequentes, o que infelizmente não ocorreu.
Esse inadimplemento é objeto de nova ação judicial proposta pelo SINPES com pedido de liminar para tutela antecipada já deferido, em trâmite perante a 11ª Vara do Trabalho de Curitiba.
A liminar deferida foi no sentido do pagamento dos salários dos meses de julho, agosto e setembro em caráter de urgência.
Em face do êxito processual obtido pelo Sinpes, as partes estão negociando a possibilidade de ser realizado um acordo que defina percentual para o recebimento das mensalidades escolares em uma conta aberta especialmente para esse recebimento, controlada pelos interessados, destinada mensalmente para o pagamento dos salários que vão se vencendo e, em caso de sobra, os salários dos meses anteriores.
A criativa experiência já foi bem-sucedida por ocasião de atrasos crônicos de salários nas Faculdades Espírita. A fórmula adotada tem como consequência incentivar a mobilização de toda a comunidade acadêmica. Colocar em dia os salários dos professores e dos auxiliares de administração escolar transforma-se em uma tarefa conjunta que depende do empenho de acadêmicos, professores, empregados não docentes e dirigentes da empregadora, o que representa verdadeiro estímulo para todos.
O Sinpes manterá todos informados sobre o andamento das tratativas de negociação e convocará a assembleia geral da categoria em breve para discutir sobre a minuta provisória de acordo passível de ser entabulado.
|