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Curitiba, 13 de dezembro de 2024.
 
Avaliação Docente na PUCPR: Avançam as Negociações sobre o Plano de Cargos e Salários

05/10/2023

Em reunião realizada na quinta-feira, dia 28.09.2023 entre o Sinpes e o Grupo Marista, em que estiveram presentes o Presidente e a Vice-Presidente do Sinpes, a Pró-Reitora de Operações Acadêmicas Andreia Malucelli, o Diretor de Recursos Humanos do Grupo Marista, Leandro Figueira Neto e o gerente Corporativo de Recursos Humanos do Grupo Marista, Andrée Luciano Dias foram discutidos os principais pontos de inconformismo dos professores acerca da avaliação docente, expressados em recente consulta realizada pelo Sinpes aos professores.

Entre outros, foram discutidos os seguintes temas:

– Inconveniência de se manter a avaliação dos professores pelo corpo discente como um dos elementos que compõe a progressão funcional, elemento ensejador de atuação populista do professor, que tanto precariza o ensino;

– Caráter subjetivo e peso excessivo no cômputo final da avaliação que os acadêmicos fazem dos professores;

– Eliminação dos criticados portfólios em face da subjetividade dos mesmos;

– Especificidade exagerada de alguns quesitos objetivos;

– Complexidade das equações disponíveis para mensurar a avaliação e necessidade de implantação de uma sistemática simples de contagem de pontos, passível de ser facilmente compreendida por todos;

– Eliminação de quesitos que não dependem exclusivamente do professor avaliado tais como as notas obtidas pelo Curso em avaliações do MEC, que levam em conta a qualidade do corpo docente como um todo e também a infraestrutura física disponibilizada pela Universidade, fatores alheios ao desempenho do avaliado;

– Supressão do quesito que exige esmero do professor para que um percentual significativo dos de suas turmas avaliem os docentes, pois o desejo do aluno participar ou não do processo de avaliação também depende fatores externos, que não estão ao alcance do docente avaliado;

– Restabelecimento e ampliação dos quesitos relativos ao relacionamento com a comunidade externa (tabela VI do plano antigo), que valorizam a conduta do professor fora do ambiente acadêmico incentivando ações que refletem positivamente na sua atividade docente e dão competitividade para os professores com cargas horárias semanais inferiores, não remunerados para praticar inúmeras atividades que rendem pontuação;

– Volta dos quinquênios na sua plenitude;

– Priorização dos professores da casa para assumirem disciplinas em que surgem vagas na forma estabelecida no plano antigo;

– Contratação de novos professores na forma regulamentada no Plano Antigo, precedida de editais e de ampla participação dos interessados, suprimindo o eufemismo do “banco de talentos”;

– Fim da utilização da arbitragem como solução para conflitos trabalhistas dos professores ditos hipersuficientes.

Os representantes de ambas as partes manifestaram empenho em fazer concessões que possam viabilizar a celebração de acordo entre as partes.

Da parte dos representantes do grupo marista houve o compromisso de empenho na adoção de fórmulas mais simples para aferir os pontos obtidos pelos professores, permitindo a compreensão de todos.

Também assinalaram a intenção de convencer os canais competentes a concordarem com o fim do arbitramento com forma de resolução de conflitos dos professores ditos hipersuficientes, com o restabelecimento de regras que dão prioridade aos professores ativos por ocasião de preenchimento de vagas abertas e ampliam a possibilidade de acesso a processos seletivos em caso de necessidade de contratação de novos professores.

Externaram a dificuldade de a PUCPR concordar com o restabelecimento dos quinquênios na forma regulamentada pela convenção coletiva da categoria e com a supressão das avaliações dos professores pelos alunos, ponderando, nesse particular, que 90% das avaliações são excelentes.

A respeito desse espinhoso tema, entretanto, assinalaram a possibilidade de que essa avaliação “deixe de ser elemento condicionante da promoção passando a ser mero elemento propulsor”. Instados a simplificarem os critérios de avaliação com a adoção de termos menos pomposos, concordaram em atribuir um menor peso para essa espécie de avaliação.

Embora ainda existam profundas divergências entre as partes, o Sinpes avalia como positivo o andamento das negociações. Uma próxima reunião está para ser agendada em breve.

Sugestões relativas ao processo de negociação, inclusive de quesitos para virem a compor os critérios de avaliação de forma mais democrática e equânime possível, podem ser encaminhadas para o Sinpes através do e-mail sinpes@sinpes.org.br ou comunicacao@sinpes.org.br.