Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 18 de abril de 2024.
 
Lançamento do livro “Políticas de Austeridade e Direitos Sociais”

No próximo dia 12 de setembro acontece, de manhã na Universidade Positivo e à noite na UFPR, o lançamento do livro “Políticas de Austeridade e Direitos Sociais”. Participou da produção da obra o professor Lawrence Estivalet de Mello, que faz parte da diretoria do SINPES.

O NDCC (PPGD/UFPR) convida para os debates de lançamento de sua nova produção coletiva. Será um importante momento de diálogo sobre os resultados de pesquisa e sobre os desafios que circundam a luta pelos direitos sociais, com presença de pesquisadores e interlocutores do núcleo, neste difícil momento pelo qual passa a democracia brasileira.

A entrada é gratuita e serão sorteados exemplares físicos do livro. A edição física da obra não será comercializada, mas apenas distribuída para universidades, movimentos sociais e pesquisadores(as). Após o lançamento, será disponibilizado o arquivo digital do livro, em formato “pdf”, de forma gratuita.

 

Trechos da contracapa:

“(…) os processos de sobre acumulação vividos no capitalismo engendraram novas formas de deslocamento das possibilidades de valorização, para garantir que a lógica do sistema continue funcionando. Estas saídas para a valorização do capital são denominadas por Harvey processo de acumulação por espoliação. É disto que trata este livro que o leitor tem nas mãos. Dividida em três partes principais, com a maior parte dos textos sobre o Brasil, a obra também oferece reflexões sobre processos de resistência e precarização do trabalho na Índia, nos Estados Unidos e no Canadá”.

Trecho do Prefácio, escrito por Maria de Mello Malta, Professora Associada do Instituto de Economia da UFRJ, Coordenadora do Laboratório de Estudos Marxistas (UFRJ/UFRuralRJ) e Pró-Reitora de Extensão da UFRJ (2015-2019).

 

“Este livro, produzido pelo Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania (PPGD/UFPR), espelha o esforço intelectual de pesquisadores de Instituições de Ensino Superior brasileiras e canadenses, em torno de questões atuais que atravessam as políticas públicas, as relações de trabalho e os Direitos Sociais, na economia financeirizada. A produção desta obra só se tornou possível graças ao financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ao apoio do Coletivo Nacional de Advogados dos Servidores Públicos (CNASP)”.

Trecho da Apresentação, escrita por Fernando Pires (OPP/UFC), José Antônio Peres Gediel (NDCC, PPGD/UFPR), Liana Maria da Frota Carleial (NDCC, PPGD/UFPR) e Yanick Noiseux (GIREPS, Universidade de Montréal)

Mais detalhes: https://www.facebook.com/events/353338638875741/?active_tab=about