O advento da Escala 5X2 é conquista histórica dos brasileiros. Chegou a hora de preservá-la!

Sinpes
2 Minutos de Leitura
Foto: Agência Senado.

O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES, na defesa dos interesses dos trabalhadores em geral e dos professores do ensino superior em particular, convida a categoria para uma importante reflexão.

A aprovação pelo Senado Federal da proposta que implica na adoção transitória do modelo 5×2 (em 14 meses) representa um avanço histórico para os trabalhadores em geral e para os professores horistas em particular. Com o aumento dos dias de descanso, os docentes terão elevados os reflexos das horas trabalhadas nos repousos semanais remunerados de 16,66% para 40%, o que representa um aumento real estimado de 27,14%. Trata-se de importante fator de preservação da dignidade profissional e da excelência do ensino perfeitamente assimilável pelas instituições de ensino, que reclamam dos direitos dos trabalhadores desde o advento da Lei Áurea!

Todavia, a consolidação da mudança depende de condições políticas. Dependendo de quem for eleito Presidente da República do Brasil teremos clima político ou não para a manutenção desse direito. Paira sobre os trabalhadores o perigo de ser votada e aprovada emenda de iniciativa do Senador Rogério Marinho, coordenador político da candidatura do PL, que abre espaço para o retorno da sistemática 6 X 1 mediante “negociação direta” entre empregados e empregadores.

Essa sistemática remonta os idos da revolução industrial, representando um retrocesso jurídico que precede a existência do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho, quando as condições laborais eram impostas pelos empregadores, sob a falsa premissa de que todos eram formalmente iguais perante a lei, independentemente das suas condições econômicas.

Nessas circunstâncias não só a Escala 5×2, mas os direitos trabalhistas em geral e a própria Justiça do Trabalho e a organização sindical correm sérios riscos de perecerem. Votemos conscientes de que vencemos uma batalha, mas a guerra está muito longe de terminar.  

#SinpesAssim

Compartilhe Este Artigo