Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 23 de abril de 2024.
 
Sinpes Mobiliza Professores e Alunos da Faculdade Santa Cruz

O Sinpes prossegue denunciando a conduta execrável dos dirigentes da Faculdade Santa Cruz na medida em que insistem em coagir mais de 50 professores demitidos a assinarem termo de quitação de seus contratos de trabalho em troca do pagamento de parte das verbas rescisórias em 24 vezes.

Esses fatos e uma série de questões que evidenciam lamentável precarização do ensino no âmbito daquela instituição de ensino superior foram ventiladas em manifestação realizada pelo Sinpes no dia 21.02.2018 entre 18h30min e 19h00min na frente da sede da Faculdade Santa Cruz, com a utilização de caminhão de som.

Aspectos obscuros da negociata que vão desde a inserção de cláusula de sigilo (sob pena de multa de R$ 10.000,00 mais pagamento de perdas e danos) até a quitação total dos extensos direitos trabalhistas de todos os professores em troca de nada, foram denunciados em alto e bom tom pelos dirigentes sindicais presentes ao ato.

O Sinpes chegou a encaminhar, juntamente com os professores demitidos, uma contraproposta plausível à Instituição antes que fosse dado início às medidas drásticas que se desencadearam com a utilização do caminhão de som do sindicato. Depois de mais de duas semanas fazendo crer que participaria das negociações, em 08.02.2018, o advogado da Santa Cruz noticiou a intenção de colocar fim às tratativas enfurecendo os professores e os dirigentes sindicais.

O Sindicato acompanha de perto a evolução da série de ilegalidades que estão sendo perpetradas. Além de encaminhar a todas as Varas do Trabalho de Curitiba um relato pormenorizado das irregularidades com o objetivo de evitar a homologação dos arremedos de acordos, ainda está preparando representações disciplinares contra os advogados que se prestarem a protagonizar as falcatruas.

 

Diretoria do Sinpes.