Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 19 de abril de 2024.
 
Professores da Facel e CBS Estão sem Receber Salários

Os professores da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL –  e do Centro Bussiness School – CBS estão desde há muito tempo sem receber integralmente seus salários 13º salários, Férias e Terço de Férias. O Sindicato acompanha de perto essa situação com grande preocupação, tendo recebido diversas denúncias das irregularidades e participado de audiência ocorrida junto à Procuradoria do Trabalho ocorrida em face dessas irregularidades trabalhistas.

A FACEL tem assumido reiterados compromissos com os docentes no sentido de efetuar os pagamentos, instando-os a parcelar os salários em atraso em documentos firmados pelos docentes sem a participação da entidade sindical, deixando reiteradamente de cumpri-los.

Com relação à CBS as promessas descumpridas são ainda mais displicentes.

Os grupos Italma Holding LTDA E Digamma Educacional adquiriram essas instituições de ensino apresentando-se como grupo financeiro forte que teria condições de sanar seus crônicos problemas financeiros. Tal não passou de mais um engodo sofrido por estes calejados docentes.

Como se não bastasse os docentes de ambas as Instituições de Ensino e da SPEI, outra entidade adquirida pelos grupos referidos, vêm sofrendo ameaças de demissão se buscarem a intervenção do Sindicato para a solução das pendências.

 Os alunos também estão sendo profundamente prejudicados pela situação. A prevalecer o andar dessa carruagem a situação tende a persistir no decorrer do semestre.

O SINPES defende que a relação entre professores e instituições de ensino deve estar sempre pautada pelo princípio da boa-fé e pelo respeito à educação, o que não acontece em nenhuma das Instituições administradas pelo grupo Italma Holding e Digamma Educacional.

Preocupado com o quadro, convocou as Instituições referidas perante a Superintendência Regional do Trabalho para Reuniões de Mesa Redonda com o objetivo de equacionar o problema crônico de atraso salarial e oportunizar que as empregadoras negociem uma saída para por fim á situação caótica. Tal reunião foi marcada apenas para o dia 14/03/2017 (terça-feira), devido à intensa agenda do Ministério do Trabalho, nestes tempos de crise.

Para endossar eventual proposta de solução dos problemas sugerida pelas empregadoras ou adotar providências mais rígidas, o Sinpes (Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba) convocará os professores da FACEL e da CBS para Assembleia Geral a ser realizada no dia 25 de março de 2017, às 11h00min, no Hotel Roochele localizado na Rua Tibagi, nº 307. Na ocasião poderá ser deflagrada até mesmo greve por tempo indeterminado.

Com direito a voz, mas não a voto, são benvindos também os empregados não docentes e os alunos da instituição, sempre solidários com os seus professores.