Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 28 de março de 2024.
 
Professores da Facel Decidem pela Manutenção da Greve

Os professores da FACEL reuniram-se em Assembleia Geral às 19h30min do dia 21.06.2017 no Hotel Roochelle, para avaliar proposta encaminhada ao Sinpes às 17 horas desse mesmo dia e para deliberar sobre qual a conduta a ser adotada em face do pronunciamento dessa Instituição de Ensino Superior.

Em síntese, a FACEL propôs a cessação imediata do movimento de greve dos docentes, estabelecendo um prazo de 30 dias para colocar em dia os salários atrasados do ano de 2017 e, de 60 dias, para iniciar o pagamento dos salários atrasados, 13º’s salários e Férias dos anos de 2015 e 2016, em 24 parcelas. Segundo o pronunciamento patronal, o parcelamento em dois anos dos valores devidos nos anos passado e retrasado já teria sido combinado com os professores, razão pela qual pediam que o acordo fosse homologado pelo sindicato.

A FACEL justifica a impossibilidade de colocar em dia com maior rapidez os atrasos que se arrastam desde 2015, em face da inadimplência dos alunos.

A proposta foi lida em Assembleia e rejeitada por unanimidade dos presentes, pois estes entendem que, ao menos parte do passivo salarial devido, deve ser paga imediatamente, tendo em vista o caráter alimentar da remuneração auferida.

Causou estranheza aos professores e alunos presentes o fato de pontos importantes da pauta de reivindicação encaminhada não terem sido respondidos, tais como a melhoria na infraestrutura da FACEL, a agilização dos documentos necessários para que os alunos façam estágios, a reposição de material de uso diário e a ampliação da segurança nas cercanias da faculdade, por conta da ocorrência frequente de assaltos.

Após amplas discussões em Assembleia, por unanimidade dos presentes, houve deliberação pela manutenção do movimento de greve geral, deflagrado por tempo indeterminado, além de mobilizações pontuais (conferir cronograma de luta em anexo). Manteve-se a Pauta de Reivindicação anteriormente encaminhada, incluindo-se os seguintes itens:

1 – Pagamento dos dias em greve;

2 – Estabilidade aos docentes que participam do movimento, como forma de evitar      represália por parte da empregadora e para evitar prejuízos aos discentes.

O Sinpes convoca Professores, Alunos e Auxiliares de Administração Escolar da FACEL para Assembleia Geral designada para o dia 28/06/2017, às 19h30min, no Hotel Roochelle, garantindo aos primeiros, direito de voz e voto e, aos demais, direito de voz. Na ocasião, a categoria deverá avaliar os rumos do movimento e deliberar acerca do prosseguimento ou não da greve em andamento.

O Sinpes conclama que todos também participem dos eventos referidos no cronograma de luta estampado a seguir.

 

 

Diretoria do Sinpes.

CRONOGRAMA DE LUTA
27.06.2017 – Terça-Feira às 18h30min Concentração de Alunos e Professores em frente à Sede da         Instituição.

 

28.06.2017 – Quarta-Feira às 08h00min Concentração de Alunos e Professores em frente à Vara do Trabalho de Curitiba, localizada na Rua Vicente Machado, 400.

 

28.06.2017 – Quarta-Feira às 08h28min Participação de Alunos e Professores em Audiência de Encerramento de Instrução –  Ação do Sinpes contra a FACEL na 13ª Vara do Trabalho de Curitiba que tem como objeto salários, 13os e férias em atraso.

 

28.06.2017 – Quarta-Feira às 19h30min Assembleia Geral com os Professores da Facel.