Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 27 de Maio de 2018.
 
Professora de Jornalismo é Reintegrada na PUC/PR

A professora Simone Cristiane Hubert teve seu contrato de trabalho rompido sem justa causa pela PUC/PR no início do ano letivo de 2005. Na época houve inconformismo dos alunos acerca da arbitrariedade da despedida, pois, a docente era muito estimada pelos acadêmicos dos cursos em que lecionava.

O acórdão da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região determinou em setembro de 2011 sua reintegração no emprego por entender que, segundo a legislação federal de ensino e o próprio Regimento Interno da PUC/PR, somente teria sido lícita a despedida se fosse motivada e tivesse cumprido os trâmites regimentais estabelecidos pela própria empregadora.

Inconformada, a PUC/PR recorreu contra a decisão, não logrando sucesso na sua tentativa de obstar o retorno da professora ao seu corpo docente. Em abril de 2017 a 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve a nulidade da despedida e a reintegração no emprego, que se concretizou, finalmente, no dia 30/01/2018.

O processo encontra-se em fase de execução definitiva, oportunidade em que devem ser calculadas as verbas trabalhistas que integraram a condenação, as quais compreendem 13 anos de salários correspondentes ao período compreendido entre a arbitrária despedida e a efetiva reintegração.