Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 25 de abril de 2024.
 
NOTA DE FALECIMENTO

É com imenso pesar que a diretoria do Sinpes – Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – comunica o falecimento do seu presidente, professor ALOÍSIO SURGIK, na manhã desta quinta-feira, 28 de setembro de 2017, às vésperas de completar 81 anos.

Com os sentimentos de solidariedade à família, o Sinpes divulgará, assim que possível, as informações sobre o velório e sepultamento.

Surgik foi um defensor intransigente da democratização do Ensino Superior e da excelência do ensino, figurando como o principal artífice das conquistas obtidas pela categoria dos professores nas duas últimas décadas.

Até poucos dias antes de ser acometido por um Acidente Vascular Cerebral, há cerca de quatro meses, comparecia assiduamente a congressos internacionais, onde apresentava trabalhos de fôlego e lecionava apaixonadamente Direito Romano e História do Direito na Universidade Tuiuti, na Faculdade de Direito de Curitiba, na Facinter, e na Universidade do Contestado, em Mafra- SC, para onde ia semanalmente dirigindo seu próprio veículo.

Entre as muitas lutas que marcaram o bom combate do Professor Aloísio Surgik está a sua reintegração ao quadro de professores da Pontifícia Universidade Católica na década de 90, por decisão da Justiça do Trabalho e seus discursos inflamados contra os pedágios nas rodovias estaduais e federais, incansável defensor da ampla e irrestrita liberdade dos cidadãos de ir e vir.

A perda irreparável aumenta a responsabilidade de seus companheiros de luta a levarem adiante as suas bandeiras!