Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 24 de abril de 2024.
 
Irregularidades Persistem na Facel

Como é de conhecimento de todos os interessados, o Sinpes realizou acordo com a FACEL em 07/07/2017 para colocar fim à greve dos professores e para garantir o pagamento dos salários até o dia 10/07/2017, com os valores que foram e que serão arrecadados pelo FIES.

Até o momento já ocorreram três liberações para o pagamento parcial dos salários de 2015 e de 2016 e integral dos salários reconhecidos como devidos pela empregadora entre de janeiro e 10 de julho de 2017.

A próxima liberação prevê o valor de R$ 56.000,00 na próxima semana para continuação do pagamento do acordo. O Sinpes está envidando esforços para remover todos os óbices burocráticos existentes e repassar aos interessados esse último montante cuja liberação é iminente.

 Os salários a partir de julho de 2017, não contemplados pelo acordo judicial e que deveriam ser pagos em dia pela Instituição de Ensino, vêm sendo pagos de forma irregular e parcial, e já são objeto de nova ação trabalhista com pedido de tutela antecipada movida pelo Sindicato em trâmite perante a 11ª Vara do Trabalho de Curitiba. A instituição de ensino tem prazo de 10 dias para comprovar o pagamento sob pena de possível deferimento da tutela antecipada postulada.

A despedida abusiva de alguns dos líderes do movimento dos professores não atemorizou a categoria, que prossegue unida e articulada com o objetivo de fazer valer seus direitos.

Reuniões periódicas são realizadas pelos professores interessados na sede do Sinpes, com o objetivo de democraticamente debater os rumos do movimento, bem como atualizar a todos sobre os acontecimentos. Essa atualização também se dá através de grupo de Whatsapp em que participam os professores interessados e alguns diretores do Sinpes.

Após as férias escolares será convocada nova Assembleia Geral para avaliar o movimento e traçar a estratégia dos passos a serem dados para o recebimento dos salários e demais verbas trabalhistas em dia.

Diretoria do Sinpes