Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 18 de abril de 2024.
 
Professores da Facel Retém Notas e Adiam Provas para Receber Salários Atrasados

Frustração e descontentamento. Ao término de 2015, esses são os sentimentos dos professores da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL – que, mesmo com determinação judicial impondo o pagamento de multas pelos salários atrasados, ainda estão sem receber integralmente o que lhes é devido. A situação vem sendo acompanhada de perto pelo Sinpes – Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – com grande preocupação, já que os atrasos persistem desde o mês de maio. A partir deste mês os docentes receberam apenas parte de cada um dos salários mensais devidos, em proporções que vêm diminuindo e que oscilam entre 12% e 47%.

O sindicato aponta essa prática da FACEL como uma manobra para confundir a Justiça do Trabalho, já que um “pagamento parcial” mensal camuflaria a situação, dificultando a percepção exata de quais os valores permanecem devidos.

Em concorrida Assembleia realizada no dia 27 de novembro de 2015, os professores da FACEL, com a solidariedade dos alunos presentes, decidiram, por unanimidade, pela retenção de notas e pelo adiamento das provas substitutivas por tempo indeterminado até o efetivo pagamento das verbas salariais em atraso (inclusive primeira parcela do 13º. Salário) acrescido dos índices de reajuste do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Os professores também deliberaram pela realização de uma nova assembleia geral a ser realizada no dia 10.12.2015 às 19h00min no Hotel Deville, oportunidade em que, dependendo da atitude do empregador em relação aos débitos pendentes, as medidas adotadas poderão ser aliviadas ou até mesmo agravadas com a decretação de greve por tempo indeterminado.

Em contato realizado com a atual mantenedora e o Presidente do Grupo Italma Holding, que se apresenta como virtual comprador da instituição de ensino, foi esclarecido que a concretização da propalada transferência de controle acionário da FACEL para o grupo investidor somente seria concretizada no dia 11.12.2015. Se realizada a venda, a holding sucessora comprometeu-se a encaminhar até o dia 16.12.2015, uma proposta de pagamento dos salários pendentes, que estariam sendo levantados.

Dada a proximidade do fim do ano letivo sem a solução das pendências salariais e não havendo nenhum fato novo relevante anunciado pelos devedores até a realização da próxima assembleia geral, o Sinpes em obediência à deliberação da Assembleia Geral anterior, promove ampla divulgação da próxima Assembleia Geral (convocada para o dia 10/12/2015, às 19h00, no Hotel Deville) inclusive mediante caminhões de som que deverão circular nas proximidades da FACEL e das principais igrejas da Assembleia de Deus na Região Metropolitana de Curitiba nos horários que antecedem e sucedem a realização dos cultos de final de semana.

Também estuda mecanismos para viabilizar a responsabilização destas Igrejas pelos débitos salariais em atraso, já que a solvência das mesmas é fato notório conhecido de todos.

Diretoria do Sinpes.